Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

E-mail

iphan-ba@iphan.gov.br

Telefone

(71) 3321-0257 / 4959

Horário de Funcionamento

Seg à Sex: 8:00 am às 5:00 pm

Endereço

Rua Visconde de Itaparica, nº 08 Barroquinha - Centro - CEP: 40024-080 - Salvador/BA


Siga nas Redes

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
O Iphan também responde pela conservação, salvaguarda e monitoramento dos bens culturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conforme convenções da Unesco, respectivamente, a Convenção do Patrimônio Mundial de 1972 e a Convenção do Patrimônio Cultural Imaterial de 2003.
O conjunto urbanístico e arquitetônico contido na poligonal do centro histórico de Salvador – declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco em 1985 – é um dos mais importantes exemplares do urbanismo ultramarino português. Com seus becos e ladeiras, acolhe um dos mais ricos conjuntos urbanos do Brasil, implantado em acrópole e distinguindo-se em dois planos as funções administrativas e residenciais (no alto) e o porto e o comércio (à beira-mar).
Entre 1938 e 1945, vários monumentos do centro histórico foram tombados pelo Iphan, para garantir a preservação do Largo do Pelourinho e do seu entorno imediato. Os espaços públicos de Salvador – Praça Municipal, Terreiro de Jesus, Caminho de São Francisco, Largo do Pelourinho, Largo de Santo Antônio e Largo do Boqueirão – decorrentes dos traçados de suas ruas, ladeiras e becos, formam um dos mais ricos conjuntos urbanos de origem portuguesa. Os sobrados de dois ou mais andares e as soluções de implantação em terrenos acidentados são exemplos típicos da cultura lusitana.

E-mail

iphan-ba@iphan.gov.br

Telefone

(71) 3321-0257 / 4959

Horário de Funcionamento

Seg à Sex: 8:00 am às 5:00 pm

Endereço

Rua Visconde de Itaparica, nº 08 Barroquinha - Centro - CEP: 40024-080 - Salvador/BA


Siga nas Redes
Compartilhe nas suas redes
Compartilhe