Acompanhe nossas redes

Período – 8 a 12 de Julho /2019
Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade/CEP 40050-001

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 01 – Pré História brasileira e baiana. Indios que viviam na Bahia quando os europeus chegaram
Aula 02 – Sécs. XVI e XVII: Descobrimento, Expedições explorador, guarda-costeira. Escambo do pau brasil. Capitanias hereditárias. Criação do governo geral de do bispado de São Salvador.
Aula 03 – Divisões eclesiásticas, administrativas, judiciárias. Ciclos econômicos: Açúcar como polo centralizador. Tráfico negreiro. Fumo, gado e subsistência como subsidiários.
Aula 04 – O sec. XVIII baiano Ouro em Rio de Contas e Jacobina. Feira de Santana como importante entroncamento, surgimento da feira de gado e demais gêneros, Reinados de D. José I e D. Maria I: 1750 a 1816. Aula 05 – Sec. XIX: Transferência da Família Real. Brasil elevado a Reino. Expulsão dos portugueses e separação dos reinos lusófonos. Elevação a Império Reinados de D. Pedro I, Abdicação e Regência. Reinado de D. Pedro II. Engenhos Centrais, Abolicionismo e República. Sec XX baiano: República

INSTRUTORA: ANTONIETTA D´AGUIAR NUNES
Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre e Doutora pela Universidade Federal da Bahia, onde também lecionou adisciplina de História da Educação. Atuou como Historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia entre 1981 e 2001. É instrutora, desde 2011, do Curso História da Bahia.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Data e Horário

04/07/2019 das 8:00 às 12:00