Acompanhe nossas redes

Chafariz do Terreiro de Jesus

Horário de Funcionamento

Todos os Dias: 1:00 am às 12:00 pm

Endereço

Largo Terreiro de Jesus - Pelourinho, Salvador - BA, Brasil


O chafariz do Largo Terreiro de Jesus, em estilo neoclássico, foi inaugurado no Terreiro de Jesus, em 8 de Dezembro de 1856. Começou a ser instalado possivelmente em 1855 integrando o sistema de águas do Queimado, o primeiro sistema de água encanada do Brasil. Foi construído para o fornecimento de água à população, com um encanamento que se estendia inicialmente até o Convento de São Francisco. A água do Sistema do Queimado era capaz de subir 11 metros e 5 cm acima do adro da Catedral. Foi confeccionado em ferro fundido e mármore de Carrara.

O chafariz possui sete metros de altura e está assentado em uma base de mármore circular, com sete metros de altura e 15 metros de circunferência. Suas alegorias representam riquezas e características da Bahia. É encimado por uma escultura de Ceres, deusa da fertilidade e da abundância agrícola. A base de seus pés é adornada com taboas, planta da família das tifáceas, comum no Brasil. Embaixo da primeira bacia de ferro fundido estão quatro meninas de mãos dadas. Mais embaixo, está uma bacia poligonal ornada com delfins, guirlandas e conchas marinhas. As esculturas da base (duas de entidades femininas e duas masculinas) representam os quatro principais rios da Bahia: Jequitinhonha, Paraguaçu, Pardo e São Francisco. Essas esculturas são do artista francês Mathurin Moreau.

Entre os cerca de 20 chafarizes conhecidos, de modelos similares ao de Salvador, espalhados pelo mundo, o do Terreiro de Jesus é o mais antigo e o mais completo. Sua inauguração ocorreu conjuntamente com outros chafarizes, como o da Água de Meninos, o da Praça do Comércio, o do Largo do Teatro e o da Piedade.

Horário de Funcionamento

Todos os Dias: 1:00 am às 12:00 pm

Endereço

Largo Terreiro de Jesus - Pelourinho, Salvador - BA, Brasil


Compartilhe nas suas redes
Compartilhe